
Promessa feita, palavra cumprida! (Espera aí, de onde surgiu isso?!) É isso mesmo, o Tutorial "Como Escrever um Livro?" está começando. Como explicamos no post anterior (se você não viu, clique aqui), esse tutorial será dividido em 6 partes e a primeira tratará sobre o pontapé inicial para se começar um livro: escolher o tema.
Para que os passos fiquem mais claros, nossas opiniões serão identificadas pelo nosso nome.
StarGirlie: Escolher o tema é uma das coisas mais fáceis e mais difíceis de um livro. Pense, você tem que escolher algo que ninguém usou e que faça sucesso com os leitores. Por exemplo, você pode escrever sobre vampiros, mas não pode falar sobre vampiros que brilham no sol e são vegetarianos, porque isso seria um clássico plágio à Stephenie Meyer, autora de Crepúsculo. Um bom modo de não se ver no meio de uma história que já é existe, é ampliar seu campo literário. Leia com mais frequência e se "especialize" no gênero que mais gosta. Não adianta você ler mil livros de romance se quer escrever um livro policial. Lembre-se que você tem que entender do assunto para escrever uma história sobre ele.
Babi: Assim como a Star já ressaltou, é proibido plagiar. Mas uma ideia, assim por dizer, é considerada "universal". Escrever as coisas do mesmo jeito, utilizar as mesmas palavras e conceitos não é permitido, mas, no fundo, sempre estamos nos baseando nos livros que mais lemos e apreciamos. Outra coisa interessante é buscar situações cotidianas, que você já tenha vivido e saiba como relatar para seus leitores transmitindo sentimentos e veracidade. Quanto mais se identificar com a história, mais o leitor terá vontade de terminá-la, ou pelo menos passar do começo. Uma nova escola, uma estranha que chegou em sua cidade, uma amiga que se tornou alguém muito diferente, um amor que acabou, ou um que acabou de começar... Coisas que indicam mudanças são sempre chaves para se inciar uma boa história, já que, como você está escrevendo um livro, tem algo realmente bom e novo para relatar. É necessário um chamariz para cativar a atenção do leitor. É necessário um acontecimento diferenciado para fisgar de vez até mesmo a pessoa mais distraída. E é nesse chamariz que busca-se focar. Afinal, o que aconteceu nessa história que você quer contar?
StarGirlie: Tratar sobre assuntos do cotidiano é a chave para não se perder na imaginação. Muitas vezes nos deparamos com livros que começam com uma história e terminam contando outra. Porém, mesmo que escolha prender-se a um tema mais real, não pode-se deixá-lo comum. Explore as diferenças e misture gêneros. Que tal juntar aquele romance adolescente com um drama familiar? Outra dica importante nessa etapa da criação do livro é se manter fiel a sua ideia original. Sei que será difícil não mudar o enredo depois de ver "aquele filme incrível" no cinema, mas não queremos voltar ao claro problema de plágio, não é mesmo? Para que não se perca, o ideal é anotar tudo que quer transmitir no livro o mais rápido possível. Não importa o modo como faça isso, seja em tópicos ou em resumo, o importante é que a essência seja conservada. Caso você esteja com dúvidas em qual tema escolher, o melhor é fazer uma lista de "Prós e Contras" de cada um e decidir pelo que tiver menos pontos negativos. Agora, basta apenas seguir em frente. Está preparado?
Babi: Uma das coisas mais importantes para quem deseja iniciar um novo conteúdo é ter sempre um caderno ou bloquinho por perto. Vai que, num dia ensolarado, você está passeando pelo parque e vê um menina exótica, imagina que gostaria de ter uma personagem principal assim, promete que vai lembrar e... Esquece quando chega em casa!! Poderia ter perdido uma próxima Bella, ou um próximo Harry Potter. Eu mesma sou uma pessoa que, se não escrever logo o que penso, esqueço totalmente. É uma boa ideia manter algum rascunho perto da cama também, já que você pode ter um sonho interessante ou algo assim. Contanto, não vale ficar esperando que a ideia venha no meio da noite e, de manhã, você tenha o livro inteiro pronto. Isso não acontece. Poucos são aqueles que têm ideias sem pesquisar, ganhando-os de mão beijada. Portanto, saia já dessa cadeira e vá conhecer novos mundos, aprender curiosidades, conversar com pessoas diferentes e botar mais criatividade nessa mente que está começando a se tornar mais "escritora"!
- Para finalizar o tutorial de hoje, gostaria de organizar os pontos que já discutimos.
-Baseie-se nos livros e gêneros que gosta e realmente conhece, conseguindo escrever sobre eles sem deixá-los superficiais. Contando, esqueça o plágio. Ideia universal, conteúdo, não;
-Escreva sobre situações que já viveu e dê sentimentos às palavras;
-Mantenha-se fiel ao assunto que escolheu;
-Organize-se em tópicos, resumos ou listas para não se perder;
-Mantenha sempre um caderninho por perto - a ideia pode surgir quando menos se espera!;
-Conheça novos mundo, pesquise, invente e, claro, se divirta!
Beijinhos, Babi e Star.