domingo, 27 de fevereiro de 2011

Batalha de Ideias - A Origem


Oi gente, tudo bem? 

Quadro novo no Feitiço das Palavras: Batalha de Ideias. Ele funciona da seguinte maneira: nós, Babi e Star, pegaremos um filme ou livro que tenhamos assistido ou lido e faremos resenhas. Duas resenhas diferentes. Então deixamos o público leitor ver com qual das duas concorda. 


Hoje, dia 27 de fevereiro de 2011, dia do tão esperado Oscar. Por isso decidimos começar o novo quadro com um filme que criou polêmicas para o evento, A Origem

Babi



Contando com Leonardo DiCaprio (Titanic) e Ellen Page (Juno) no elenco, o filme não deixou a desejar.

Super complexo (não se pode piscar em nenhum momento do filme ou perderá o fio da meada), A Origem conta a história de Cobb, um ladrão muito habilidoso. Mas os crimes de Cobb são diferentes: ele rouba memórias e lembranças muitas vezes já esquecidas. 

Por causa de seu trabalho, acaba sendo perseguido e perde tudo o que mais ama, como sua mulher e filhos.

Até que surge uma oportunidade de se redimir, um trabalho difícil, mas possível. Ao invés de roubar uma memória, ele deve implantar uma. Para tal feito, Cobb conta com a ajuda de Ariadne, uma adolescente prodígio que recebe a tarefa de construir os sonhos da pessoa em que implantarão a tal ideia.

O cara que escreveu esse filme é um gênio. Ele fala sobre sonhos, realidade e ilusão, amor... No final eu estava de boca aberta, babando e me sentindo muito tonta. Claro que teve umas partes que eu não entendi, mas no geral, deu para compreender.

O título do filme, A Origem, se dá pelo fato de "onde os sonhos começam". É necessário que haja um começo, nada se cria sozinho. A pergunta que o filme nos faz é "como podemos saber que a ilusão não é realidade e a realidade, ilusão?".

Minha nota:

StarGirlie

A Origem desde o momento em que foi lançado nos cinemas entrou na minha lista de filmes que precisava assistir. Apesar de desejar muito, acabei assistindo o longa-metragem apenas em janeiro deste ano.

O enredo em si já era muito intrigante. Ladrãos de sonho, segredos invadidos, pessoas confusas. Um gênero que realmente me atrai. A presença de Leonardo DiCaprio eternizado por Titanic me fez duvidar levemente sobre o nível do filme. Depois de assistir ao trailer essa dúvida foi massacrada por minha ansiedade.

Após um grande período de tempo, consegui alugar o filme. Assisti atenta cada momento, entendendo aos poucos o que realmente acontecia. O que mais confunde no enredo é os sonhos dentro dos sonhos. Deixa qualquer um tonto.

A presença de Ellen Page me cativou. Como ela é talentosa! Seu olhar chocado ao conhecer o "trabalho" de Cobb (Leonardo DiCaprio) praticamente me contagiou.

Apesar de ter amado o filme, acredito que cometeu alguns erros. Cobb sofre durante todo o filme por causa da visão que tem de sua mulher falecida, Mal (Marion Cotillard), algo que em me visão não convenceu. O personagem parece sério e esperto demais para cair na mesma falha mental diversas vezes.

Outra coisa que não gostei, foi o fato de que os "ladrãos mentais" sofreram tanto em sua missão para plantar uma ideia, que serviria apenas para dividir a fortuna de um milionário. Além do mais, mesmo que algum deles passasse 50 anos no limbo, ainda assim seriam apenas algumas horas na vida real. Nada demais se você for pensar.

A Origem é um filme emocionante e que realmente gostei, mas leva a reflexão Tudo isso para o quê? Apesar disso, a confusão que planta em nossa mente, semelhante a dos personagens, mostra o talento do roterista. Minha nota, portanto, foi:


Quem você acha que representou sua opinião? Babi ou Star? Digam nos comentários!

Babi e Star.

Um comentário:

  1. Kkkkkkkk...

    To rindo aqui...

    Eu vi das três piores maneiras do mundo:
    -Comendo sorvete (vc sabe que quando estamos comendo sorvete, precisamos OLHAR para ele);
    -O filme legendado;
    -Fazendo postagem no blog.

    Portanto perdi várias partes...kkkkkk.

    Mas eu concordo com a parte dos atores, mas achei super demais o cara ser burro a ponto de cometer o mesmo erro a vida toda. Mas vamos olhar pelo lado da paixão. O cara estava caidinho pela esposa.

    Adorei sua resenha!

    Beijinhos, Babi

    ResponderExcluir

Escrever é expor seus pensamentos...
Coloque um comentário e venha se aventurar também!