quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

Resenha de Hamlet

Olá, leitores! Como muitos de vocês devem saber, eu não sou a maior fã de escrever resenhas. Adoro lê-las, mas, quando estou escrevendo as minhas, sempre acho que está faltando algo ou que elas não estão boas o suficiente. Porém, na minha última leitura, senti a necessidade de contar minhas impressões sobre a obra e não resisti a ideia de tentar escrever uma resenha. Espero que gostem!

         Sou fã das peças de William Shakespeare e me orgulho de poder dizer que já li muitas delas. Portanto, eu não poderia me manter longe de Hamlet, obra do autor em que está localizada a tão famosa frase "Ser ou não ser - eis a questão" (Cena I, ato III), que já foi satirizada em tantos filmes, séries, novelas e etc. 
          A história se passa na Dinamarca e se concentra nas descobertas do príncipe Hamlet, que não consegue aceitar o modo como a vida prosseguiu após a morte de seu pai, o rei Hamlet. Porém, sua raiva parece infundada até o momento que alguns soldados avistam o espírito do rei morto e decidem avisar o príncipe.
          Através da revelação feita pelo fantasma, Hamlet decide se vingar das injustiças que ocorreram ao seu redor. Entretanto, para ter forças para tal feito, ele deve deixar a covardia de lado e se afundar em sua coragem. A batalha interior do protagonista é colocada em foco durante toda a peça, e o príncipe se aproveita de seus pensamentos confusos para camuflar suas artimanhas.
           
"Parece, senhora? Não, madame, é!
Não conheço o parece.
Não é apenas o meu manto negro, boa mãe,
Minhas roupas usuais de luto fechado,
Nem os profundos suspiros, a respiração ofegante.
Não, nem o rio de lágrimas que desce de meus olhos,
Ou a expressão abatida do meu rosto,
Junto com todas as formas, vestígios e exibições de dor,
Que podem demonstrar minha verdade. Isso, sim, parece,
São ações que qualquer um pode representar.
O que está dentro de mim dispensa e repudia
Os costumes e galas que imitam a agonia." - Hamlet, cena II, ato I

         Como toda peça de Shakespeare, a escrita é um pouco complexa e mais demorada de se ler. Não adianta tentar ler as páginas correndo que você não vai absorver nada e muito menos pensar nas palavras ali escritas. Entretanto, acredito que "Hamlet" é o livro mais fácil de se ler do autor. Talvez eu tenha me acostumado com a linguagem complicada, mas me pareceu que a leitura foi mais fácil. 
          Apesar do teor violento e cheio de vinganças, traições e amores perdidos, a peça é uma das minhas favoritas de Shakespeare. Ainda não consegui abandonar meu amor por "Romeu e Julieta", mas, pelo menos, estou chegando quase lá! Definitivamente, "Hamlet" é um livro que eu recomendo.

Beijinhos, StarGirlie.

6 comentários:

  1. No meu caso, adoro fazer resenhas... mas não sou muito boa com isso.
    Simplesmente adorei sua resenha. Você conseguiu transmitir para os leitores sua energia ao ler o livro. Já estava ansiosa por lê-lo, agora estou ainda mais.

    Beijos,

    Juliana,
    http://ser-escritora.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você é muito boa, sim! Eu adoro ler suas resenhas :D
      Muito obrigada mesmo, fico tão feliz que tenha conseguido fazer tudo direitinho srrsrsrsrsrsrs
      Espero que você goste tanto quanto eu! Beijinhos, StarGirlie.

      Excluir
  2. Não consigo gostar de livros assim, peças. Haha.

    Mas ficou ótima, pare de dizer que está faltando algo. :P

    Bjs, Babi

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu amo peças, então não posso falar nada srsrsrsrsr
      Muito obrigada, Babi :D Beijinhos, StarGirlie.

      Excluir
  3. Sempre tive vontade de ler o s grandes clássicos, estou começando a colocar essa minha ideia em prática e com certeza Hamlet está na minha lista!! ^^

    Adorei a resenha!

    Beijos

    http://kastmaker.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também tenho vontade de ler mais clássicos, então Shakespeare (meu autor favorito) é sempre minha escolha srrsrssrrs Muito obrigada, Gih! E seja bem-vinda ao Feitiço das Palavras :) Beijinhos, StarGirlie.

      Excluir

Escrever é expor seus pensamentos...
Coloque um comentário e venha se aventurar também!