sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Batalha de Ideias: Radiante - Alyson Nöel

Quem acompanha o Feitiço das Palavras desde o começo, sabe que há quase um ano, eu e Babi criamos um quadro chamado "Batalha de Ideias", que consistia em duas resenhas sobre um filme, livro, programa..., cada uma contendo a opinião de uma de nós. O esperado era que repetíssemos outras vezes o feito com "A Origem", mas não foi isso que aconteceu. Bem, nunca é tarde para tentar de novo e aqui estamos nós, tratando sobre o livro do concurso: Radiante da autora Alyson Nöel.


 Babi


                Você tem sonhos? Tem objetivos que deseja cumprir em sua vida? Tem algum propósito? Riley Bloom tinha: ela queria ser adolescente, ser tão boa quanto a irmã, ser feliz. Mas, como nem tudo que queremos nos é concedido, em um terrível acidente, Riley perde a vida, sem completar nenhum desses sonhos.
                Riley passa muito tempo (para ser mais sincera, boa parte da série “Os Imortais”) com sua irmã no plano terrestre, sem atravessar a “ponte”. Até este momento, Alyson Nöel, que é a escritora de ambas as séries, nos mostra uma Riley infantil, que gosta de mexer na vida dos outros e estar sempre com Ever, a irmã.
                Logo depois que Ever “convence” Riley a atravessar a ponte, somos desconectados da menina que se fazia presente em várias partes da série e, confesso, já se tornara minha personagem favorita (muito mais decidida que a irmã, pelo menos). Morri de saudades da pequena durante os seis livros da série “Os Imortais”, e quando descobri que ela ia ganhar um livro próprio, surtei.
                Em Radiante, conhecemos a verdadeira Riley. A Riley insegura em determinados momentos, mas ao mesmo tempo corajosa para combater seus maiores medos. A Riley triste por não ter completado seus objetivos, mas ao mesmo tempo, esperançosa pelo que vem a seguir. A Riley pré adolescente, mas ao mesmo tempo, mais madura do que qualquer um.

"Pela primeira vez em muito tempo eu não precisaria viver por meio das experiências de outra pessoa. Não quando claramente era hora de reivindicar minhas próprias."

                O livro é leve de ler, com uma história completa e divertida. Depois de atravessar a “ponte”, sendo mandada para “Aqui & Agora”, nossa protagonista descobre que há trabalho para se cumprir. É enviada então para o “Conselho”, que lhe designa a missão de mandar um pivetinho fantasmagórico que, há anos, assombra um castelo inglês, para o “lado de lá”. Assim, Riley vira aprendiz de “Apanhadores de Alma”.
                Agora a famosa frase “que descanse em paz” não fez tanto sentido assim...
                Maaas, como sempre tem que haver “algo mais” na história, é aí que surge Bodhi, um garoto estranho, misterioso, meio nerd e... bonitinho. Para mim ele e a Riley ficaram perfeitos juntos (mesmo quando estão discutindo, que para mim era o que evidenciava o futuro romance na história), e eu também me apaixonei por este diferente personagem tão intrigante. Ah, e temos sempre presente o tão fiel cachorro de Riley: Buttercup. Uma fofura! 
Nota:




StarGirlie

Quando eu estava lendo a série Os Imortais, não conseguia nunca me contentar com as poucas informações dadas sobre a irmã fofa da Ever, a Riley. A garota tinha morrido, abdicado da pós-vida que teria com seus pais para ficar com a irmã mais velha, ajudado-a diversas vezes e não merecia nem um capítulo em sua perspectiva? 
Felizmente, logo depois que terminei de ler "Infinito" descobri uma nova obra da Alyson Nöel que acabaria com minha vontade: Radiante.
Radiante começa a partir do momento que Riley Bloom escolhe atravessar a ponte (um momento que fora extremamente difícil, mas pouco explorado em Os Imortais) e reencontrar sua família e seu cachorro Buttercup, que morreram no acidente de carro, o mesmo que levou Ever a ser transformada em imortal por Damen. 
Ao atravessar para o outro lado (o chamado Aqui & Agora), Riley precisa se acostumar com o fato de que sua pós-vida não seria apenas um descanso e que ela teria alguns trabalhos para fazer. Toda alma têm sua função e o resto de sua família já encontrou a sua. Então, a caçula Bloom é designada como Apanhadora de Almas (um tipo de alma que convence as outras que ficaram no plano terreno a atravessar a Ponte) e como guia tem que aguentar o chatinho Bodhi. Porém, pelo menos, seu cão Buttercup pode acompanhá-las em suas aventuras.
A primeira missão que Riley recebe é a de convencer uma alma chamada Menino Radiante, que vive assombrando um castelo na Inglaterra há muito tempo, a se "mudar" para Aqui. Entretanto, muitos outros Apanhadores já tentaram isso e nunca conseguiram. E é essa "cara de desafio" que impulsiona a garota.
Eu gostei mais de Radiante do que de boa parte da série Os Imortais. Sem aquela enrolação para Ever ficar com Damen, a vida de Riley se desenrola muito mais rápido. Como o livro é apenas o primeiro volume da série, muitas coisas são deixadas em aberto, mas isso não prejudica nem um pouco o entendimento da história. 
Uma das relações que mais me deixaram confusas foi a de Riley e Bodhi. Não sei se é porque sou viciada em romances, mas algo no modo como interagem parece-me muito irritadinho demais, sabe? Eles não conseguem ficar sem brigar e é deixado claro que Riley o acha bonito. Há uma diferença física de dois anos entre os dois e ele é bem mais maduro do que ela, porém, acredito que Alyson irá explorar essa possível paixão mais pra frente. A autora não deixaria a coitada da irmã da Ever sem nunca encontrar um amor, né?

Radiante é um livro de aventura sem ser cansativo como achei Infinito. Explora melhor os personagens e as situações do que toda a história junta de Os Imortais. Minha nota, portanto, foi:

(até coloridinho para combinar com o clima de aniversário do blog!)

Beijinhos, Babi e StarGirlie.

4 comentários:

  1. Oi Star! Aqui está o texto. Desculpe a demora!

    Generosidade sem fim

    Às vezes, não é preciso ter nenhum tipo de contato físico. Só é necessário sentir. Através de palavras e elogios, que muitas vezes confortam e minimizam a dor. E é assim, que me sinto em relação a você. Mesmo sem nunca ter visto, tocado ou ouvido a sua voz.
    Lembro-me claramente quando visitei a sua página, pela primeira vez, em dezembro. Foi meio por acaso, mas aquelas palavras me tocaram profundamente. O seu modo de escrever, as palavras que utilizava... Tudo de maneira perfeitamente encaixada e harmoniosa. Com toda minha timidez, fiquei em dúvida se elogiava ou simplesmente, calava os meus pensamentos.
    E impulsivamente, digitei. Eram palavras bobas e simples, que apenas resumiam o seu enorme talento. Não tardou até que, você me respondeu. E em meio àquele “bem vindo ao Feitiço das Palavras”, me senti imensamente surpresa e acolhida. Poucas vezes comentava em blogs, e quando o milagre acontecia, as respostas eram vazias e, muitas vezes inexistentes.
    StarGirlie mudou completamente o meu conceito. Fazendo-me crer, que é preciso se expressar e que se isso for sincero, as recompensas serão gratificantes. Desde então, não parei de comentar e me tornei uma leitora assídua do blog. Mesmo nas férias escolares, conseguia um tempo para acessar e comentar, os textos tão bem elaborados e perfeitos.
    Star é uma incógnita. Não sei seu nome, onde mora e nunca conversamos além dos comentários. Imagino como seria a “Rainha do Mistério”. A cor dos seus cabelos, seu nome, o timbre da voz... Porém, são meros detalhes, que não influenciam em sua qualidade na escrita e a hospitalidade na qual recebe os visitantes.
    Hoje, é um dia muito especial. O primeiro ano de um blog tão promissor. Penso, na dificuldade dos primeiros meses. À espera de comentários, visitantes e seguidores. As noites em claro, à procura de um assunto interessante para divulgar. Além da criatividade necessária para a elaboração de um texto excelente.
    Em meio a tanta alegria e dedicação, gostaria de agradecer. Pelos elogios, hospitalidade, gentileza e amizade. Pelos posts que me animaram e trouxeram cor a dias nublados. E principalmente, por todas as maravilhas que transcreveu a meu respeito. Minha auto estima, que beira ao subterrâneo, se aperfeiçoa a cada dia, graças a você. Acredito que futuramente, estarei na fila de uma livraria esperando pelo seu autógrafo, feliz pelo seu sucesso.
    Muitas felicidades e que seu blog ganhe força, respeito, prestígio e admiração. Desejo muita paz e bênçãos em sua vida. E que Deus te ilumine, e garanta um futuro maravilhoso para você. Espero que possamos nos encontrar em breve, e possa finalmente conhecer a escritora doce, gentil e iluminada, que me inspira em textos, visivelmente amadores. E me faz perceber que a vida é muito além do que simples lamentações.

    Espero que goste :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pena que foi publicado, meio que desconfigurado :/

      Excluir
    2. Para responder um texto emocionante como esse, um simples comentário não bastaria. Então aqui está minha resposta:

      Era um dia comum. Lá estava eu em frente ao computador, livros ao meu redor, pensando no que postar. Rotina de sempre. O tédio tentaria me atingir caso o blog não estivesse ocupando boa parte de minha atenção. E, então, reparei que uma comentarista nova havia aparecido. Esse tipo de aparição estava, felizmente, acontecendo cada vez mais.
      Ela era diferente das outras, uma escritora que não confiava em seu próprio potencial. Lara, como eu a chamo, sempre foi doce, inteligente e extremamente presente. Alguém que realmente irá se destacar no futuro.
      Inicialmente, tratávamos apenas dos temas das postagens, mas, em pouco tempo, já falávamos de faculdades, séries, romances e até de estilos escolares. Ela estava presente para uma conversa, não importava quando.
      Ajudei-a com seus textos, apesar de ser mais nova do que a própria, aconselhando-a de acordo com o que a vida me ensinou até o momento. E Lara foi sincera tanto em suas dúvidas quanto em suas respostas.
      Quando ela sumiu, por ter ficado sem internet, meu coração se despedaçou. Procurava em todos os posts e nem um comentário dela. Estava prestes a acreditar que uma grande comentarista havia deixado o blog. Mas, felizmente, não demorou para que Lara retornasse e nossa amizade ficasse ainda mais forte.
      Sei que um dia ainda estaremos frente a frente e eu te receberei com um sorriso nos lábios. Posso não saber como é a sua aparência, mas conheço seu coração. E a adoro exatamente por isso. Obrigada por me apoiar sempre, Lara. E saiba que pode contar comigo.

      Espero que goste. Beijinhos, StarGirlie.

      Excluir
    3. Meu Deus!!!
      Como posso expressar exatamente tudo o que estou sentindo no momento?! Não sou boa com palavras... Mas, estou muito feliz mesmo, com esse texto. Ninguém nunca escreveu nada assim para mim!!! Simplesmente maravilhoso e deu para perceber que veio do coração! Muito obrigada por tudo, Star. Pelos elogios, conselhos... Por tudo! Vou guardar e lembrar das sua palavras sempre, principalmente nos momentos difíceis, onde palavras sinceras são tudo o que precisamos!

      PS: Se gostei?! Eu simplesmente a-m-e-i tudo o que escreveu :)

      Completamente emocionada
      Larinha Andrade

      Excluir

Escrever é expor seus pensamentos...
Coloque um comentário e venha se aventurar também!