quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Shakespeare no Colegial

           “A Megera Domada” é um dos vários clássicos de Shakespeare tão adaptados de diversas formas. Tanto nos livros e teatro quanto nos filmes e nas séries de televisão, as obras deste grande dramaturgo estão presentes. Uma destas adaptações é o filme para adolescentes “10 Coisas que Eu Odeio em Você” (10 Things I Hate About You, Estados Unidos, 1999), estrelado por Julia Stiles, no papel de Kat Stratford, a megera do longa-metragem, e Heath Ledger, interpretando Patrick Verona, a versão de Petrúquio para os cinemas.
            Dirigido por Jil Junger, o filme leva a história de William Shakespeare ao colegial americano. Kat é uma garota “perturbada” e extremamente feminista, irmã mais velha de Bianca (Larisa Oleynik), a típica adolescente americana, que é alvo das atenções de Joey Donner (Andrew Keegan), um popular excessivamente insensível, que pode muito bem ser um Hortênsio exagerado, e Cameron (Joseph Gordon-Levitt), o novo aluno tímido do colégio Pádua (uma clara indicação à cidade onde a peça original se passa), que lembra Lucêncio em uma versão “mais simplória”. Porém, as irmãs Stratford não podem namorar até se formarem, como estipulado pelo pai Walter, interpretado pelo tão habilidoso em papéis familiares Larry Miller.
             Depois de tanta insistência de Bianca, Walter passa a permitir que esta namore, contanto que Kat faça isso antes. Entretanto, a irmã rebelde não tem nenhum pretendente e para que possam ficar com a mais nova, Joey e Cameron passam a procurar, separadamente, um garoto que aceite namorar a megera em troca de um cachê. Ambos o encontram em Patrick, que acaba aceitando as propostas depois de certa hesitação.
            Com tiradas espertas e cruéis, Kat e Patrick se tornam destaques durante todo o filme. Claramente é visto porque Julie Stiles e Heath Ledger alcançaram o sucesso depois de “10 Coisas que Eu Odeio em Você”. Outro ponto positivo do longa-metragem é como as citações a Shakespeare entram no contexto da história. Em certos pontos são apenas trechos do clássico “A Megera Domada” e em outros são cenas inteiramente dedicadas ao autor, como no caso das de Mandella, a melhor amiga de Kat.
            O que pode não agradar é o fato de todos os personagens da história original terem tido suas características ampliadas, os tornando um tanto caricaturas do que seriam adolescentes normais. Outro ponto negativo é a presença de personagens um tanto desnecessários como a conselheira do Colégio Pádua, a senhora Perky.
            Uma coisa que definitivamente pode passar despercebida é a “explicação” de Kat sobre o título do filme. Em um lindo poema, a personagem deixa clara a intenção do diretor ao escolher este nome.  
            Em uma trama divertida, romântica e carismática, “10 Coisas que Eu Odeio em Você” conquista a maioria dos telespectadores. Não há como não se identificar com nenhum das personagens. Não importa se for Bianca, a adolescente metida, ou Joey, o estúpido popular. Esta adaptação claramente é uma das apostas bem-sucedidas do cinema. Um filme recomendado a todos os tipos de públicos.

Beijinhos, StarGirlie.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Escrever é expor seus pensamentos...
Coloque um comentário e venha se aventurar também!